...

...

segunda-feira, 28 de dezembro de 2015

Rituais de Inverno


Decorreram no passado dia 20 de Dezembro, integradas na Semana do Careto, em Torre de Dona Chama, as Primeiras Jornadas do Património Imaterial, subordinadas ao tema "Rituais de Inverno".




Tiveram a participação, como conferencistas, dos Professores Alexandre Parafita da UTAD e António Pinelo Tiza, Presidente da Academia da Máscara Ibérica.





Contaram ainda com a participação musical de
Paulo Rodrigues e de Ana Silva.



Paralelamente, esteve patente, no edifício Galeria, parte da Exposição do Museu Abade de Baçal, intitulada "Rituais de Inverno com Máscara".


Aos Professores Alexandre Parafita e António Pinelo Tiza, aos músicos Paulo Rodrigues e Ana Silva, à Comissão dos Caretos 2015 e à Directora do Museu Abade de Baçal a Associação "Dona Flâmula" agradece reconhecidamente a participação.


À Junta de Freguesia de Torre de Dona Chama, na pessoa do seu Presidente, Dr. Fernando Mesquita e à Câmara Municipal de Mirandela, na pessoa da sua Vereadora, Dra. Deolinda Ricardo, o reconhecimento pela colaboração com que, desde a primeira hora, aderiram a esta iniciativa.

Um obrigado ainda à Casa Dr. Bonfim por ter acolhido os nossos convidados.



quinta-feira, 3 de dezembro de 2015

SEMANA DO CARETO E PRIMEIRAS JORNADAS SOBRE O PATRIMÓNIO IMATERIAL – RITUAIS DE INVERNO


Integradas na “Semana do Careto”, a associação “DONA FLÂMULA” promove as Primeiras Jornadas sobre o Património Imaterial – Rituais de Inverno.

As Jornadas realizar-se-ão no dia 20 de Dezembro, pelas 14.00 horas, no Edifício Galeria e terão como conferencistas:
- Prof. Doutor Alexandre Parafita, Escritor e Professor de Património Imaterial da UTAD, que nos falará sobre o tema “O Património Imaterial e Mitologia dos Rituais: o caso de Torre de Dona Chama”;
- Prof. Doutor António Pinelo Tiza, Escritor e Professor, que nos falará sobre o tema “Do Natal aos Reis – Rituais com Máscara”.
As Jornadas terão ainda a participação musical dos músicos Ana Silva e Paulo Rodrigues, que apresentarão um CD, que integra um tema sobre a Torre de Dona Chama.
Estará ainda patente uma exposição com o tema “Rituais com Máscara”, cedida pelo Museu Abade de Baçal, a partir do dia 19 de Dezembro, também no Edifício Galeria.
A associação convida todos os flamulenses a participar nesta sua iniciativa e nas demais integradas na Semana do Careto.


A Direcção

sábado, 14 de novembro de 2015

Ficha de Inscrição de Sócio


Só com a ajuda de todos será possível fazer crescer a associação.

Clique na ligação abaixo indicada, faça o download da ficha de inscrição de sócio (clique no comando download que aparece abaixo do texto).

Preencha-a e envie-a nos termos que na mesma constam.

http://www.slideshare.net/antonioreimao/ficha-socio-55111157

sábado, 7 de novembro de 2015

MENSAGEM DA DIRECÇÃO


No dia 4 de Setembro de 2015, constitui-se a associação "Dona Flâmula", tendo por fim a defesa do património cultural e natural da freguesia de Torre de Dona Chama.

A associação nasceu da consciência de que o património cultural e natural flamulense precisa de um conjunto de vontades alargado para que se possa estudar, preservar e divulgar.


Os primeiros órgãos sociais da associação apenas representam os muitos que, sendo naturais da Torre de Dona Chama, ou estando a ela ligados por laços familiares, de amizade ou outros, sentem que é preciso fazer mais e melhor pela defesa das riquezas culturais e naturais da terra.


Ninguém está isento de contribuir para tal finalidade.


A direcção da associação convida todos os residentes em Torre de Dona Chama e a diáspora flamulense a unirem-se neste desígnio colectivo.


A direcção


sexta-feira, 6 de novembro de 2015

Estatutos

Artigo 1º
Denominação, sede e duração
1. A associação, sem fins lucrativos adopta a denominação DONA FLÂMULA – ASSOCIAÇÃO PARA A DEFESA DO PATRIMÓNIO DE TORRE DE DONA CHAMA e tem a sede na Rua do Santo, s/n, em Torre de Dona Chama e constitui-se por tempo indeterminado.
2. A associação tem o número de pessoa colectiva 513654038 e o número de identificação na segurança social 25136540380.

Artigo 2º
Fim
A associação tem por fim contribuir para a defesa, estudo e divulgação do património cultural e natural da freguesia de Torre de Dona Chama, sua conservação e recuperação, bem como a prática de quaisquer outras atividades de índole cultural.

Artigo 3º
Receitas
Constituem receitas da associação, designadamente:
a) a jóia inicial paga pelos sócios;
b) o produto das quotizações fixadas pela assembleia geral;
c) os rendimentos dos bens próprios da associação e as receitas das actividades sociais;
d) as liberalidades aceites pela associação.

Artigo 4º
Órgãos
1. São órgãos da associação a assembleia geral, a direcção e o conselho fiscal.
2. O mandato dos titulares dos órgãos sociais é de 4 anos.

Artigo 5º
Assembleia geral
1. A assembleia geral é constituída por todos os associados no pleno gozo dos seus direitos;
2. A competência da assembleia geral e a forma do seu funcionamento são os estabelecidos no Código Civil, designadamente no artigo 170º e nos artigos 172º a 179º;
3. A mesa da assembleia geral é composta por três associados, um presidente e dois secretários, competindo-lhes dirigir as reuniões da assembleia e lavras as respectivas actas.

Artigo 6º
Direção
1. A direcção, eleita em assembleia geral, é composta por 5 associados.
2. À direcção compete a gerência social, administrativa e financeira da associação, representar a associação em juízo e fora dele.
3. A forma do seu funcionamento é a estabelecida no artigo 171º do Código Civil.
4. A associação obriga-se com a intervenção de dois membros da direcção.

Artigo 7º
Conselho fiscal
1. O conselho fiscal, eleito em assembleia geral, é composto por 3 associados.
2. Ao conselho fiscal compete fiscalizar os actos administrativos e financeiros da direcção, fiscalizar as suas contas e relatórios e dar parecer sobre os actos que impliquem aumento das despesas ou diminuição das receitas.
3. A forma do seu funcionamento é a estabelecida no artigo 171º do Código Civil.

Artigo 8º
Admissão e exclusão
As condições de admissão e exclusão dos associados, suas categorias, direitos e obrigações, constarão de regulamento a aprovar pela assembleia geral.

Artigo 9º
Execução. Destino dos bens
Extinta a associação, o destino dos bens que integrarem o património social, que não estejam afectados a fim determinado e que não lhe tenham sido doados ou deixados com algum encargo, será objecto de deliberação dos associados.

Órgãos Sociais

Direcção:
Presidente - António Manuel Mesquita Reimão
Vice-Presidente - Maria Clotilde Abambres Fernandes
Secretário - Pedro José Osório de Castro Garcia dos Santos
Tesoureiro - Jorge Manuel Afonso Nozelos
Vogal - Maria Fernanda Reimão Correia
Assembleia Geral:
Presidente - Luís Augusto de Melo Guimarães
1º Secretário - Patrícia Andreia Felgueiras Pires Bernardo
2º Secretário - Ana Lúcia Pereira Costa
Conselho Fiscal:
Presidente - Bruno Miguel Barroso Rodrigues Almeida
1º Vogal - Fernando Paulo Santos Costa
2º Vogal - Maria Rita Miranda Mesquita.