...

...

domingo, 3 de abril de 2016

PRIMEIRAS JORNADAS DO PATRIMÓNIO MATERIAL

A Ponte da Pedra na Via XVII de Antonino



 

A associação Dona Flâmula organiza, no próximo dia 17 de Abril, em Torre de Dona Chama, mais um evento, desta feita com o objectivo de enaltecer o seu mais importante património material: a Ponte da Pedra, Ponte Romana, classificada como Monumento Nacional.
Associa-se, assim, às comemorações do Dia Internacional dos Monumentos e Sítios, que o Município de Mirandela antecipa para o dia 17 de Abril, por ser Domingo, e celebra com a realização, também em Torre de Dona Chama, do Passeio Pedestre, que se iniciará pelas 10.00 horas e terminará, precisamente, na Ponte da Pedra.


As Jornadas terão lugar pelas 14.30
horas, no Edifício Galeria e pretendem chamar a atenção para a Ponte da Pedra, enquanto património histórico de interesse reconhecido, colocando-o no roteiro das pontes romanas nacionais e internacionais que importa revalorizar.

Para tanto, conta com a participação de dois reputados conferencistas que a associação Dona Flâmula muito orgulho tem em trazer a Torre de Dona Chama:

Doutor Manuel Duran Fuentes, Engenheiro e Professor da Universidade da Corunha, considerado como o maior especialista ibérico em pontes romanas e que estudou a fundo a Ponte da Pedra;


Doutor Pedro Carvalho, Arqueólogo e Professor da Faculdade de Letras da Universidade de Coimbra e que tem dedicado parte do seu tempo a estudar a arqueologia transmontana, nomeadamente a do Vale do Tua e a de Castro de Avelãs.



A abrilhantar ainda mais as Jornadas, conta com a participação musical dos já quase flamulenses por adopção, Paulo Rodrigues e Ana Silva que, para além do já conhecido tema "Torre de Dona Chama", integrante do álbum "Pontas Soltas", interpretarão mais um inédito surpresa sobre Torre de Dona Chama.

Um programa que, certamente, contará com a presença dos flamulenses e justificará visitar Torre de Dona Chama no dia 17 de Abril...



A Direcção







Sem comentários:

Enviar um comentário